Buscar

sábado, 31 de janeiro de 2015

EXPRESSO: A paixão de Violetta!



Fonte: Expresso Portugal
Adaptação: Martina Brasil


Com mais de 12 milhões e meio de fãs nas suas quatro páginas de Facebook verificadas, Violetta é provavelmente o maior fenómeno juvenil da atualidade. No entanto, a maior parte dos seus dos fãs - entre os 5 e os 12 anos - nem tem idade para estar presente nas redes sociais. Estima-se que o número real de seguidores seja superior a 70 milhões.
"Amor, música, paixão. Esta sou eu." É assim que Violetta se apresenta em todas as plataformas. Com presença em televisões generalistas e por cabo na Europa, no Médio Oriente e na América Latina, assim como numa experiência multiplataforma criada pela Disney para o efeito, Martina Stoessel é a protagonista da série infantil de maior sucesso da atualidade. Quase todas as crianças em Portugal já sabem que a estrela pop está cá, mas quem é, afinal, esta miúda? De onde vem todo este sucesso? 
Quem é Violetta?Filha de um produtor de televisão argentino, Martina Stoessel começou a sua carreira muito cedo. Tem agora 17 anos, mas foi aos 14 que a Disney a descobriu. Antes disso, apenas tinha feito uma participação especial na série argentina "Patinho Feio". Há três anos, bastou-lhe fazer um casting para que a equipa responsável por "Violetta" se rendesse aos encantos da adolescente.
Mas a série, ao contrário do que se pensa, não nasceu na Argentina. A ideia de criar uma nova menina-bonita da Disney nasceu na Europa. Só depois, já a ideia tinha amadurecido, se levou o projeto para Buenos Aires, onde o sucesso arrebatador de "Patinho Feio" tinha levado ao renascimento do interesse das produções internacionais pela indústria sulista. Foi lá, na Argentina, que uma equipa de guionista e produtores latino-americanos fez renascer a telenovela, neste formato juvenil e cuja trama se desenrola de forma mais rápida, cativando o público atual que, munido de tablets e outras distrações, nem sempre tem paciência para uma história lenta, em que nada acontece.
O segredo da série poderá ser, também, a personalidade da protagonista. Violetta é uma jovem com talento para a música e que, orfã de mãe, passou toda a sua infância a viajar com o pai pelo mundo. Agora, regressa à sua cidade-natal, Buenos Aires, onde frequenta o Studio 21, escola em que descobre que a sua paixão pelo espetáculo e conhece novos amigos.
Mas os gestores do projeto sabiam que para criar um produto de sucesso não bastava uma história comovente e uma protagonista quase-heroína. Para fazer de "Violetta" um grande franchise, a Walt Disney Company Latin America y EMEA (Europa, Medio Oriente y África) teve de investir numa estratégia multiplataforma: televisão, redes sociais, jogos para plataformas móveis, sites dedicados, discos, concertos ao vivo e um sem número de objetos de merchandising que fazem as delícias da pequenada.
Neste Natal, também as crianças portuguesas quiseram produtos de merchandising da nova princesa Disney, mas a verdadeira loucura avizinha-se a partir desta sexta-feira, quando Martina Stoessel subir ao palco do Pavilhão Atlântico, em Lisboa.
Martina Stoessel vai conseguir passar ao lado do "Síndrome Miley Cyrus"?As comparações com Hannah Montana (interpretada pela agora irreverente Miley Cyrus) eram inevitáveis, mas a produção já tem resposta para esse assunto. Em declarações à "Forbes" - que considerou Martina Stoessel uma das mais proeminentes jovens do star system internacional em 2012 -, um dos produtores da série "Violetta", que não quis ser identificado, comparou os dois fenómenos, explicando que "a artista argentina supera a norte-americana em talento".
À época, o talento da jovem Miley também não era contestado, mas o rumo da sua carreira incomodou grande parte da indústria cinematográfica Disney. Quanto a Martina, o seu recato juvenil tem sido louvado, mas o futuro dirá como será a vida da artista no fim da série. A jovem argentina já começa a descolar-se da personagem, atuando em nome próprio na América Latina. Atinge a maioridade a 21 de março. O futuro é dela.

Nenhum comentário: