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domingo, 11 de janeiro de 2015

Financial Times: Violetta ganha uma audiência global!


Fonte: Financial Times - Inglaterra
Tradução e adaptação: Martina Brasil
Créditos: Martina Brasil

À primeira vista, os ensaios e atribulações de uma adolescente na Argentina parece ter pouco em comum com as aventuras do Homem de Ferro ou o novo capítulo da Star Wars.

Violetta , uma série de televisão de estilo telenovela, foi desenvolvida como uma co-produção entre a Disney Argentina e divisões europeias. Contando a história de uma menina que se muda da Europa para a Argentina, que agora aparece em 140 países, onde foi dublada em 15 idiomas, incluindo o italiano, francês, turco e russo.
Também tem sido girado em turnês, álbuns e produtos de consumo. A Disney não comenta sobre o valor de Violetta, mas diz que se tornou uma de suas cinco melhores franquias na Europa.

A mais recente turnê, que começou em Madrid, segue uma primeira turnê que vendeu cerca de 1 milhão de bilhetes mais de 200 shows. A nova turnê vai levar em nove países da Europa, continuando um modelo estabelecido pela Disney com outros programas de TV, onde se transformaram os moldes de Hannah Montana e High School Musical em best-seller artistas pop.
A grande diferença com Violetta para a Disney, é que outras empresas de mídia dos EUA está com o olho no crescimento internacional é que a série - a terceira temporada começou no outono passado - foi desenvolvido e produzido fora os EUA. Foi filmado em espanhol na Argentina.

"À medida que nos tornamos mais de uma empresa global, que é  centrada fora dos EUA,  tem sido muito importante para aumentar os nossos recursos criativos em cada mercado", diz Andy Pássaro, presidente da Walt Disney International. "Se nós vamos ser relevante para os consumidores em um país ou mercado em particular, é importante que nós complementem o produto mundial - programas de televisão, filmes, produtos de consumo -. Com aqueles criados localmente"
Grupos de mídia norte-americanos sempre venderam seu conteúdo a nível internacional, mas no passado isso significava dublagem de filmes e programas de televisão para outras línguas. Nos últimos anos, a Disney e rivais como a Sony Pictures, da Comcast Universal e 21st Century Fox , complementaram suas produções norte-americanas com investimento em conteúdos produzidos localmente adaptados para o público local.

As três empresas, foram todos produzidos filmes originais na Índia: a Disney lançou recentemente Khoobsurat , um filme falado em hindi com toda a pompa de um lançamento típico Bollywood.
Mas ao contrário de seus esforços indianos, Violetta se tornou uma propriedade global mesmo que nunca foi mostrado em os EUA. Até o momento, já foram registrados mais de 2 milhões de álbuns vendidos de Violetta, mais de 3 milhões de livros de Violetta e 1 milhão de diários, de acordo com o Sr. Bird.
Disney define franquias como propriedades que podem explorar toda a sua actividade, utilizando a propriedade intelectual em passeios de parques temáticos e produtos de consumo. Por exemplo, Frozen gerou um show no gelo-dança, brinquedos, jogos, fantasias e um álbum best-seller que chegou ao topo das paradas americanas durante 13 semanas. A franquia gerou mais de US $ 1 bilhão em vendas de produtos de consumo.

"Disney organizou toda a sua empresa para explorar franquias", diz Richard Greenfield, analista da BTIG Research. "Se as franquias vêm de os EUA ou internacional, não há realmente uma empresa melhor posicionada para explorar o valor da propriedade intelectual."
Sr. Bird  diz que outros shows que virão da Disney, seguirão Violettacomo modelo. "Não vão ser mais e mais desses tipos de iniciativas provenientes de diferentes partes do mundo", diz ele.
"Temos este gasoduto de conteúdo que sai de os EUA, como Guardiões da Galáxia e Frozen", acrescenta. "Mas nós não poderiamos ter criado Violetta na [sede da Disney], em Burbank, Califórnia. Há uma sensibilidade local, que é muito, muito importante.''

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